MANDE FOTOS E TEXTOS SOBRE O COMITÉ DE LUTA PARA ESTE BLOG .....

CONTACTO : Email.....victorbokage@iol.pt

COMITÉ de LUTA de SETÚBAL
Era uma organização popular de intervenção política fundada em 1974 na cidade de Setúbal composta por Comissões de Trabalhadores, Comissões de Moradores, Comissões de Soldados e Cooperativas.



DO FILME " SETÚBAL CIDADE VERMELHA "
GRUPO AUTÓNOMO EXPERIMENTAL
" SOBE e DESCE "




Um grupo de agitação Cultural localizado na Fonte Nova e que realizava espectáculos nos bairros da Cidade Setúbal.
E foi o único grupo teatro a actuar no quartel 11.

http://teatrosobedesce.blogspot.com/

No dia 8 de Setembro de 1975, milhares de pessoas manifestaram-se pelas ruas da cidade de Setúbal, concentrando-se frente ao edifício do Quartel do 11. Pelo poder popular, com os soldados e marinheiros, era um dos lemas da manifestação que fez os militares abrirem os portões do quartel para se juntarem à multidão.Falava-se da escalada da reacção, da necessidade da população se juntar no comité de luta e que abria portas à ocupação do jornal O Setubalense. 25 anos depois, recorda a força da extrema esquerda em Setúbal, a luta contra a tentativa de controlo do movimento popular por parte do PCP, a violação do Estado de Sítio e o incentivo à entrega de armas ao povo.

No dia 27 de Novembro de 1975, os militares do Quartel do 11 receberam ordens para fechar as portas do jornal “O Setubalense”, como castigo pelo desrespeito ao Estado de Sítio decretado dois dias antes e que se traduziu na saída de uma edição clandestina com o título "Armas ao Povo Já".

Nesta altura O Setubalense era um órgão de comunicação social ligado à esquerda revolucionária. (in Setúbal na Rede)
JOSÉ AFONSO
APOIA AS COMISSÕES DE MORADORES

A CONSTRUÇÃO
DOS IDOLOS DA PRAÇA
Iniciativa popular para criar um parque de jogos e um parque infantil para os Jovens na zona da Praceta Olgas Morais Sarmento em Setúbal





O parque desportivo actual
ASSEMBLEIA DE MORADORES







Assembleia de Moradores de uma operação SAAL de Setúbal (provavelmente da Terroa) final dos anos 70. O SAAL era um programa público de realojamento, inicialmente com auto-construção.



CRECHE POPULAR

do BAIRRO SALGADO